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Competências digitais - BNCC

A Importância do Pensamento Computacional na Infância 

Vamos falar sobre Smart Kids , sobre a importância pensamento computacional para o desenvolvimento da inteligência de seus pequenos. Se eles ainda estão na fase de utilizar a internet apenas para aprender dancinhas em aplicativos, está na hora de despertar o interesse para outras áreas e descobrir novas habilidades desafiadoras e divertidas.

Sendo mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação (Tic), não posso deixar de falar sobre este assunto aqui na 123 Smart Kids, considerando sua relevância e importância para a educação.

Embora o pensamento computacional seja um tema amplamente discutido nos últimos anos, ele remonta a décadas atrás. Seymour Papert, considerado um dos fundadores do pensamento computacional, já abordava esse assunto na década de 80, mesmo antes de o termo ser cunhado. Suas ideias sobre educação e tecnologia o tornam um pioneiro essencial nesse campo.

Embora o termo "pensamento computacional" seja mais recente, as bases fundamentais para esse conceito estavam presentes nas abordagens e teorias de Papert muito antes de serem formalmente definidas. Um exemplo disso pode ser encontrado em seu livro "Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas" (1980), onde ele explora princípios essenciais do pensamento computacional, como decompor problemas, reconhecer padrões, pensamento algorítmicos e abstração. 

Essas ideias foram pioneiras no desenvolvimento do pensamento computacional como o conhecemos hoje. O trabalho de Papert influenciou profundamente a promoção e a compreensão desses conceitos essenciais, que agora são amplamente adotados na educação e na tecnologia, impulsionando o aprendizado criativo e a resolução de problemas em várias gerações.

Jeannette Wing começou a destacar o conceito de pensamento computacional em um artigo influente intitulado "Computational Thinking" (Pensamento Computacional), publicado em 2006. Nesse artigo, ela defendeu a ideia de que o pensamento computacional deveria ser uma habilidade básica, assim como a leitura, a escrita e a aritmética. Ela argumentou que o pensamento computacional não é apenas para cientistas da computação, mas sim uma ferramenta valiosa que pode beneficiar todas as pessoas em suas vidas pessoais e profissionais.

O pensamento computacional é uma habilidade essencial no mundo atual em um cenário cada vez mais digital e tecnológico, compreender e utilizar seus princípios é fundamental para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal. 

Refere-se a uma abordagem de resolução de problemas que envolve a aplicação de conceitos e técnicas utilizadas na ciência da computação.

Ele envolve a capacidade de analisar problemas complexos, dividindo-os em partes menores e identificando padrões e sequências lógicas. Ao dominar o pensamento computacional, as crianças aprendem a resolver problemas de forma estruturada e criativa, usando a lógica e a abstração.

Competências e desenvolvimento do pensamento computacional

O pensamento computacional na infância é caracterizado por várias habilidades e recursos que são desenvolvidos através da exploração de conceitos relacionados à tecnologia e à programação. Aqui estão algumas das principais características do pensamento computacional na infância:

1.Decomposição: A capacidade de dividir problemas complexos em partes menores e mais gerenciáveis. Conforme as crianças aprendem a analisar um problema em etapas e identificar as ações necessárias para resolvê-lo.

2.Abstração: A habilidade de identificar e isolar as informações importantes de um problema, ignorando detalhes irrelevantes. À medida que as crianças aprendem a se concentrar nos aspectos essenciais de um problema ou situação, simplificando-o para facilitar a compreensão e a solução.

3.Reconhecimento de padrões: As crianças desenvolvem a capacidade de identificar semelhanças, regularidades e padrões em diferentes situações e contextos. Isso inclui a habilidade de detectar sequências lógicas, relações causais e tendências, permitindo que elas tomem decisões com base em observações e análises.

4.Pensamento algorítmico: O pensamento algorítmico envolve a habilidade de criar sequências de ações ou instruções claras e precisas para resolver um problema. As crianças aprendem a criar passos lógicos e ordenados para alcançar um objetivo específico, aplicando conceitos de lógica e sequenciamento.

5.Experimentação e iteração: As crianças são encorajadas a experimentar e testar diferentes abordagens para resolver problemas. Elas aprendem que é necessário ajustar e modificar suas estratégias à medida que avançam, buscando soluções mais eficientes e eficazes.

6.Pensamento lógico: O pensamento lógico é uma habilidade essencial no pensamento computacional. As crianças aprendem a utilizar a lógica e o pensamento dedutivo para tomar decisões e resolver problemas de forma sistemática e coerente.

7.Criatividade: Embora o pensamento computacional envolva aspectos lógicos e estruturados, também estimula a criatividade. As crianças são incentivadas a encontrar soluções inovadoras, a pensar fora da caixa e a explorar diferentes perspectivas para resolver problemas e criar projetos.

8.Colaboração: O pensamento computacional também promove a colaboração e o trabalho em equipe. As crianças são encorajadas a compartilhar ideias, trabalhar em grupo e resolver problemas de forma cooperativa, construindo projetos tecnológicos de maneira colaborativa.

Desenvolver o pensamento computacional em crianças pode ser feito de maneira divertida e integrada ao dia a dia delas. O pensamento computacional é uma habilidade cognitiva que envolve a resolução de problemas de maneira lógica e sistêmica, similar à forma como os computadores processam informações. 

O pensamento computacional deve ser cultivado antes da programação, sendo esta última encarada como uma etapa avançada; além disso, é essencial aplicá-lo em contextos não digitais como :

Quebra-cabeças e jogos de lógica: Estimule a criança a resolver quebra-cabeças, jogar jogos de lógica, como sudoku ou palavras cruzadas, pois essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Jogos de construção: Brinquedos como blocos de montar e quebra-cabeças 3D podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento lógico e espacial.

Atividades com sequências: Peça à criança para organizar uma série de objetos ou figuras em ordem lógica, como ordenar números, cores ou formas.

Algoritmos passo a passo: Incentive a criança a criar sequências de ações ou instruções passo a passo para completar uma tarefa, como um jogo de "Siga o Líder" ou uma receita de culinária simples.

Contar histórias: Encoraje a criança a contar histórias em ordem lógica e sequencial, com início, meio e fim, pois isso ajuda a desenvolver a habilidade de pensar de forma estruturada.

Exploração da natureza: Aproveite a oportunidade de explorar a natureza e fazer perguntas para a criança, estimulando-a a observar e coletar dados, como "quantos pássaros você viu?" ou "quais são os diferentes tipos de folhas que encontramos?".

Resolução de problemas do dia a dia: Quando surgirem problemas cotidianos, envolva a criança no processo de encontrar soluções, estimulando-a a pensar em diferentes abordagens e consequências.

Montagem e desmontagem de objetos: Permita que a criança explore desmontar e montar objetos simples, como brinquedos ou peças de quebra-cabeças, desenvolvendo suas habilidades de análise e pensamento sistêmico.

Criatividade e projetos pessoais: Incentive a criança a desenvolver projetos criativos, como desenhar histórias em quadrinhos, criar artesanatos ou inventar jogos, o que ajuda a promover a resolução de problemas de maneira criativa.

Lembre-se de que o pensamento computacional pode ser aplicado em várias situações do dia a dia, e o objetivo é tornar o aprendizado divertido e envolvente. À medida que a criança se familiariza com esse tipo de pensamento, ela estará melhor preparada para enfrentar desafios futuros, tanto na área da tecnologia quanto em outros aspectos da vida. 

Se o seus pequenos já estão bem envolvidos existe várias plataformas que podem ajuda-los a avançar nesse processo , como : Blockly Games , Compute It ,  Hora Do Código , Lightbot e outras.

O pensamento computacional promove a criatividade e a inovação. Ao explorar ferramentas digitais e aplicativos interativos, as crianças podem criar seus próprios projetos, jogos e animações, exercitando sua imaginação e colocando em prática suas ideias. Isso estimula a capacidade de inovar, encontrar soluções originais e pensar fora da caixa.

Também desenvolve habilidades colaborativas. À medida que as crianças aprendem a programar e trabalhar em projetos tecnológicos, elas são incentivadas a trabalhar em equipe, compartilhar ideias e resolver problemas em conjunto. Essa colaboração promove a comunicação, o trabalho em equipe e a capacidade de negociar e comprometer-se com os outros.

Além disso, prepara as crianças para o futuro do trabalho. À medida que a tecnologia continua a avançar, habilidades relacionadas à computação, programação e pensamento analítico tornam-se cada vez mais valorizadas. Ao adquirir essas habilidades desde cedo, as crianças ficarão em uma posição favorável para enfrentar os desafios futuros e se adaptarão a um mercado de trabalho em constante evolução.

Ele promove a inclusão digital. Ao ensinar às crianças os fundamentos da tecnologia e fornecer-lhes acesso a ferramentas e recursos digitais, estamos capacitando-as a participar plenamente da sociedade digital. Isso é especialmente importante em um mundo onde o acesso à tecnologia desempenha um papel crucial na educação, na comunicação e no acesso a informações.

BNCC e as Competências digitais 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências fundamentais para a educação, e entre elas, destacam-se as competências digitais que compreendem três eixos centrais: cultura digital, tecnologia digital e pensamento computacional. Esses eixos abordam desde a compreensão das interações sociais mediadas por tecnologias até a capacidade de solucionar problemas utilizando conhecimentos da computação. Neste texto, exploraremos a importância dessas competências no contexto educacional, especialmente enfocando o desenvolvimento do pensamento computacional e a utilização ética e responsável das tecnologias digitais. Essas habilidades tornam-se cada vez mais essenciais para que os estudantes possam acessar, interpretar e produzir informações de forma consciente, reflexiva e autônoma na sociedade da informação e da cibercultura.

As competências digitais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC ) apresentam três eixos centrais : cultura digital, tecnologia digital e pensamento computacional. 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF01CI05) Utilizar as tecnologias digitais de comunicação e informação de forma ética e responsável, compreendendo a importância da privacidade e da segurança no ambiente digital.

(EF05CI03) Utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, colaborar, interagir, produzir e publicar conhecimentos, com ética, responsabilidade e respeito às diferentes opiniões.

(EF07CI05) Identificar e utilizar diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação, de acordo com a finalidade, considerando as possibilidades e limitações de cada uma.

(EM13CHS702) Compreender e utilizar os recursos tecnológicos digitais disponíveis para acessar, organizar e produzir conhecimentos, informações e representações pessoais e coletivas, com ética, responsabilidade e autonomia.

(EM13CHS710) Utilizar as tecnologias digitais da informação e comunicação para acessar, selecionar, tratar, analisar e sintetizar informações, dados e conteúdos variados, com ética, criticidade e responsabilidade.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Eixo Cultura digital : refere-se às interações sociais que são amplamente mediadas por tecnologias digitais e comunicações online, relacionando-se com conceitos como sociedade da informação, cibercultura e revolução digital. Nesse contexto, a compreensão de textos narrativos, sejam eles verbais ou não verbais, requer a análise e interpretação das informações recebidas, assim como o reconhecimento dos diferentes tipos de mídias envolvidas.

Letramento digital : é o conceito que se refere aos múltiplos modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais, tanto verbais quanto não verbais, utilizando computadores e outros dispositivos digitais. Isso envolve o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao uso competente dos recursos digitais, bem como a compreensão das práticas socioculturais e as reflexões sobre a humanidade e o uso da tecnologia.

Cidadania digital : abrange o uso responsável da tecnologia pelas pessoas e promove a utilização adequada das inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Esse conceito engloba temas como acesso digital, comunicação digital, alfabetização digital, direito digital, responsabilidade digital, segurança digital, entre outros.

Tecnologia e Sociedade : aborda os avanços das tecnologias da informação e comunicação e os novos desafios enfrentados pelos indivíduos na sociedade. Esse conceito contempla não apenas a tecnologia que transforma as formas de comunicação, mas também as maneiras de trabalhar, tomar decisões, pensar e viver.

Representação de Dados : O conceito de Representação de Dados explora as diferentes formas de representar informações utilizadas pelos computadores, seja para dados textuais, sons, imagens e outros. Além disso, também aborda técnicas de organização e recuperação de informações em bancos de dados

Hardware e Software : Esse conceito  aborda o funcionamento do computador e seus componentes, bem como os softwares básicos necessários para seu funcionamento. Também considera aspectos relacionados à experiência do usuário na construção de interfaces para sistemas computacionais.

Comunicação e Redes : No conceito de Comunicação e Redes, são explorados os fundamentos conceituais sobre redes e internet, fornecendo conhecimentos essenciais para compreender o funcionamento das redes, as tecnologias envolvidas e a importância da segurança da informação e criptografia.

Abstração : envolve a filtragem e classificação de dados, criando mecanismos que permitem separar apenas os elementos essenciais de um problema. Também inclui formas de organizar informações em estruturas que possam auxiliar na resolução de problemas.

Algoritmo : trata da estratégia ou conjunto de instruções necessárias e ordenadas para a solução de um problema. Os algoritmos podem ser descritos por meio de diagramas, pseudocódigo (linguagem humana) ou linguagem de programação.

Decomposição :  envolve o processo de dividir problemas em partes menores para facilitar a resolução. Também compreende a análise dos problemas para identificar as partes que podem ser separadas e como podem ser reconstruídas para resolver o problema como um todo, ajudando a prestar atenção aos detalhes.

Reconhecimento de Padrões : envolve a identificação de características comuns entre problemas e suas soluções. Ao realizar a decomposição de um problema complexo, frequentemente são encontrados padrões entre os subproblemas gerados, os quais podem ser explorados para encontrar uma solução mais eficiente.

Eixo Tecnologia Digital : engloba os conhecimentos relacionados ao funcionamento dos computadores e suas tecnologias, especialmente redes e internet. Muitos dos conceitos abordados nesse contexto são comumente tratados no campo da computação, como hardware, software, internet, sistemas operacionais, bancos de dados, entre outros.

Eixo Pensamento Computacional :  O eixo do Pensamento Computacional refere-se à capacidade de resolver problemas utilizando conhecimentos e práticas da computação. Envolve habilidades como sistematizar, representar, analisar e resolver problemas. O Pensamento Computacional é considerado um dos pilares fundamentais do intelecto humano, juntamente com a leitura, escrita e aritmética, pois também é aplicado para descrever, explicar e modelar processos complexos no universo.

Em síntese, o pensamento computacional é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças no mundo atual. Ela estimula habilidades cognitivas, criatividade, colaboração, pensamento critico e prepara as crianças para o futuro. Ao investir no desenvolvimento da inteligência computacional desde cedo, estamos proporcionando às crianças uma base sólida para se tornarem cidadãos protegidos, conectados e prontos para enfrentar os desafios do século 21.

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 Quem disse que para aprender o pensamento computacional é necessário estar sempre conectado? Com o Caderno de Atividades Brincando com Códigos, as crianças podem explorar e desenvolver habilidades fundamentais da programação e da lógica sem a necessidade de um dispositivo digital!

 Os dois volumes trazem uma série de atividades envolventes que introduzem conceitos de pensamento computacional de forma lúdica e descomplicada. Enquanto decifram quebra-cabeças e encaram desafios intrigantes, os pequenos estão aprendendo os fundamentos da lógica e da programação, e o melhor de tudo: off-line!

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