BNCC - Habilidades e competências socioemocionais
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento criado com o propósito de estabelecer diretrizes para a Educação Básica no Brasil. Seu objetivo é definir, por meio de habilidades, aprendizagens e desenvolvimento, as orientações que as escolas do país devem adotar para a construção de um currículo unificado que abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Além disso, a BNCC reconhece a importância do desenvolvimento emocional dos jovens no século XXI. Nesse sentido, os coordenadores pedagógicos e educadores devem utilizar as competências socioemocionais da BNCC como base para o planejamento anual e os planos de aulas.
Caso você ainda não esteja familiarizado com as
competências socioemocionais da BNCC e não saiba como aplicá-las em sala de
aula, não há motivo para preocupação, pois neste artigo iremos apresentá-las.
As competências socioemocionais englobam habilidades e capacidades relacionadas ao desenvolvimento emocional e social. Embora não exista um consenso absoluto sobre a lista precisa dessas competências, a BNCC selecionou dezessete habilidades que estão divididas em cinco categorias de competências . Cada uma dessas competências é composta por três habilidades , exceto a autogestão, que abrange cinco habilidades.
AUTOGESTÃO
As competências socioemocionais relacionadas à autogestão são essenciais para que os estudantes desenvolvam habilidades de autodirecionamento, disciplina e responsabilidade, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Determinação: Refere-se à capacidade de estabelecer
metas pessoais e manter-se motivado para alcançá-las, mesmo diante de desafios
e obstáculos. Envolve a perseverança, a resiliência e a vontade de persistir na
busca pelos objetivos, mesmo quando surgem dificuldades.
Organização: Envolve habilidades de planejamento e organização pessoal. Compreende a capacidade de gerenciar o tempo, estabelecer prioridades, definir metas e criar estratégias para alcançá-las de maneira eficiente. Uma pessoa organizada é capaz de estabelecer rotinas e criar um ambiente propício para o cumprimento das tarefas e responsabilidades.
Foco: Trata-se da habilidade de concentrar a atenção em uma tarefa ou objetivo específico, ignorando distrações e mantendo-se concentrado. O foco permite manter o direcionamento e a dedicação necessária para atingir os resultados desejados. É fundamental para a produtividade e o alcance de metas.
Persistência: Refere-se à capacidade de perseverar diante de dificuldades e não desistir facilmente. Uma pessoa persistente enfrenta os desafios com determinação, busca soluções alternativas e aprende com os erros. A persistência está relacionada à resiliência e à habilidade de superar obstáculos, mantendo-se firme na busca pelo sucesso.
Responsabilidade: Envolve assumir compromissos, cumprir prazos, honrar acordos e agir de forma ética e responsável em relação às próprias ações e impacto no ambiente ao seu redor. A responsabilidade implica assumir as consequências das escolhas e decisões, reconhecendo o impacto que elas têm sobre si mesmo e sobre os outros.
As habilidades socioemocionais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenham um papel fundamental na formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também as competências socioemocionais essenciais para a vida em sociedade.
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS
Aborda à capacidade de
interagir e se relacionar de forma positiva com os outros. Envolve habilidades
como empatia, cooperação, respeito e colaboração. Essa habilidade promove o desenvolvimento
de relações saudáveis, a construção de vínculos e a participação ativa em
atividades coletivas.
Iniciativa social: Relaciona-se à capacidade de tomar
ações e iniciativas para promover mudanças positivas em si mesmo e no ambiente
social. Envolve habilidades como liderança, autonomia, responsabilidade e
capacidade de tomar decisões assertivas. Essa habilidade estimula os alunos a
serem agentes de transformação em suas comunidades, promovendo o bem-estar
coletivo.
Assertividade: Refere-se à habilidade de expressar
pensamentos, sentimentos e opiniões de forma clara, respeitosa e assertiva, sem
violar os direitos dos outros. Envolve a capacidade de se comunicar
efetivamente, estabelecer limites saudáveis e resolver conflitos de maneira
construtiva. Essa habilidade promove a assertividade na comunicação e o
desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e equilibrados.
Entusiasmo: Diz respeito à capacidade de demonstrar interesse, entusiasmo e motivação em relação ao aprendizado e às atividades realizadas. Envolve o engajamento ativo, a curiosidade, a criatividade e a paixão pelo conhecimento. Essa habilidade estimula o prazer pela aprendizagem, o envolvimento nas atividades escolares e a busca por novas experiências.
AMABILIDADE
Relaciona-se à habilidade de ser gentil,
cuidadoso e atencioso com os outros. Envolve demonstrar comportamentos
amigáveis, prestativos e solidários. Essa habilidade promove a construção de
relacionamentos saudáveis, o respeito mútuo e a criação de um ambiente positivo
e acolhedor.
Empatia: Diz respeito à capacidade de compreender e se
colocar no lugar do outro, reconhecendo seus sentimentos, necessidades e
perspectivas. Envolve a habilidade de se conectar emocionalmente com as
experiências dos outros e demonstrar compaixão e apoio. Essa habilidade promove
a empatia, a tolerância e a construção de relações empáticas e inclusivas.
Respeito: Refere-se à valorização e consideração pelos
outros, reconhecendo sua dignidade, autonomia e diversidade. Envolve a
capacidade de tratar as pessoas com cortesia, igualdade e justiça,
independentemente de suas diferenças. Essa habilidade promove um ambiente de
respeito mútuo, valorizando a individualidade e promovendo a convivência
harmoniosa.
Confiança: Relaciona-se à capacidade de confiar em si mesmo e nos outros, estabelecendo relações de confiança e segurança. Envolve a habilidade de cumprir compromissos, ser honesto, confiável e respeitar os limites e privacidade dos outros. Essa habilidade promove a construção de relações saudáveis, a colaboração e a cooperação entre os indivíduos.
RESILIÊNCIA EMOCIONAL
Refere-se à capacidade de lidar
de forma saudável com as adversidades, superar desafios e se recuperar
emocionalmente diante de situações difíceis. Envolve a habilidade de adaptar-se
às mudanças, lidar com o estresse e as pressões emocionais, e manter uma
postura positiva diante das dificuldades. Essa habilidade promove a capacidade
de enfrentar os obstáculos da vida com resiliência e perseverança.
Tolerância ao estresse: Trata-se à habilidade de
lidar com situações estressantes de forma equilibrada e saudável. Envolve a
capacidade de gerenciar o estresse, manter a calma em momentos de pressão e
tomar decisões adequadas mesmo em situações desafiadoras. Essa habilidade
promove a resiliência emocional e o bem-estar mental, permitindo que os
indivíduos enfrentem os desafios sem se sentir sobrecarregados.
Autoconfiança: Refere-se à crença e segurança em si
mesmo, reconhecendo suas capacidades e habilidades. Envolve a habilidade de
confiar em suas próprias decisões, expressar-se de maneira autêntica e
acreditar em seu potencial para alcançar objetivos. Essa habilidade promove a
autoestima, a motivação intrínseca e a capacidade de enfrentar desafios com determinação.
Tolerância à frustração: Diz respeito à capacidade de lidar com impossibilidade de alcançar determinados objetivos de maneira adequada. Envolve a habilidade de aceitar contratempos, lidar com atrasos ou obstáculos de forma adaptativa e buscar soluções alternativas. Essa habilidade promove a resiliência emocional, a flexibilidade e a capacidade de aprender com as experiências negativas.
ABERTURA AO NOVO
Aborda à disposição e
receptividade para experimentar coisas novas, ideias e perspectivas diferentes.
Envolve a capacidade de estar aberto a novas experiências, culturas e pontos de
vista, buscando ampliar o conhecimento e desenvolver a flexibilidade mental.
Essa habilidade promove a curiosidade, a adaptabilidade e a capacidade de lidar
com a diversidade.
Curiosidade para aprender: Diz respeito à busca ativa
pelo conhecimento e ao interesse em explorar e descobrir coisas novas. Envolve
a vontade de fazer perguntas, investigar, explorar e buscar respostas para
expandir o próprio entendimento. Essa habilidade promove o amor pelo
aprendizado, a motivação intrínseca e a capacidade de se engajar em atividades
de maneira autônoma.
Imaginação criativa: Refere-se à capacidade de criar,
inventar e desenvolver novas ideias, soluções e possibilidades. Envolve a
habilidade de pensar de forma original, explorar diferentes perspectivas e
aplicar a criatividade em diversas áreas do conhecimento. Essa habilidade
promove a inovação, o pensamento crítico e a expressão individual.
Interesse artístico: Trata-se à apreciação e
valorização das expressões artísticas, como música, dança, teatro, literatura,
entre outras. Envolve a habilidade de reconhecer, apreciar e se envolver com
diferentes formas de arte, desenvolvendo sensibilidade estética e expressão
criativa. Essa habilidade promove a imaginação, a sensibilidade artística e a
capacidade de se expressar por meio das diversas formas de arte.
Ao enfatizar competências como engajamento com os outros, iniciativa social, resiliência emocional, imaginação criativa e tantas outras, a BNCC reconhece a importância de uma educação que vá além do conteúdo curricular tradicional. Essas habilidades fortalecem a capacidade dos estudantes de se relacionarem de maneira saudável, compreenderem as emoções próprias e alheias, lidarem com adversidades, expressarem-se criativamente e se abrirem para novas experiências.
Através da implementação efetiva dessas habilidades, as escolas têm o poder de transformar a educação em um espaço de desenvolvimento humano integral. Os educadores desempenham um papel crucial ao criar um ambiente acolhedor, estimulante e inclusivo, onde os alunos possam praticar e aprimorar suas habilidades socioemocionais.
É importante ressaltar que o trabalho com as habilidades socioemocionais não se limita ao contexto escolar, mas tem um impacto duradouro na vida dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios da vida adulta, exercer a cidadania de forma consciente e contribuir positivamente para a sociedade.
Portanto, é essencial que escolas, educadores, famílias e comunidades reconheçam a importância dessas habilidades e se comprometam a promovê-las em conjunto, criando um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Com a implementação das habilidades socioemocionais da BNCC, estaremos construindo uma educação mais abrangente, inclusiva e humanizada, que prepara os alunos não apenas para a obtenção de conhecimentos, mas também para uma vida plena, consciente e participativa.
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