De traços a letras: como a grafomotricidade prepara crianças para a escrita
Segundo Soler (2016) grafomotricidade na escrita é aprendida gradativamente por meio de processos sensorial, perceptivo, integrativo e expressivo.
Até os 3 anos, atividades livres, como garatujas e desenhos circulares, são recomendadas. A partir dos 3 anos, habilidades como desenho de formas geométricas e animais devem ser treinadas, mas a grafia só deve ser induzida aos 4 ou 5 anos. O respeito ao tempo de aprendizagem é fundamental para o bom desenvolvimento dessas habilidades.
Nível sensorial: refere-se às informações que recebemos por meio dos nossos sentidos. No contexto das atividades grafomotoras, inclui a sensações: exemplo:
Visão: olhar o que estão desenhando ou escrevendo, as formas as cores.
Audição : o som produzido pelo atrito do instrumento de escrita no papel ou na superfície utilizada.
Atividades:
Permitir a experimentação de diferentes texturas e sensações ao escrever:
Uso de diferentes instrumentos de escrita, como lápis, canetas, marcadores, giz de cera, entre outros
Exploração de diferentes tipos de papel e superfícies.
Prática de escrita em diferentes posições, como em pé ou deitado.
Desenvolver a sensação tátil e coordenação motora fina necessárias para a escrita:
Manipulação de diferentes materiais, como argila, massa de modelar, areia ou grãos.
Prática de desenho e escrita com os dedos.
Rasgar, enrolar, amassar, dobrar
Recorte e colagem de diferentes materiais, como papel, tecido ou plástico.
Nível perceptivo: refere-se à interpretação das informações sensoriais, incluindo distinguir formas, tamanhos, cores e texturas, além de perceber padrões e relações. É importante nas atividades grafomotoras para identificar e produzir letras, palavras e frases com precisão.
Atividades:
Atividades para desenvolver a habilidade de distinguir formas e reconhecer padrões: Jogos de palavras cruzadas
Jogos de palavras
Quebra-cabeças
Identificação e correspondência de letras e palavras
Atividades para desenvolver a capacidade de perceber semelhanças e diferenças:
Comparação de formas e objetos
Classificação de objetos por tamanho, cor ou forma
Ordenação de objetos por características específicas
Nível integrativo: refere-se à capacidade de combinar informações sensoriais e perceptivas para realizar tarefas complexas, incluindo habilidades finas de planejamento e movimento, como a escrita clara, precisa e fluida.
Atividades:
Coordenação motora fina: desenhar, traçar, colorir ou pintar, para ajudar a desenvolver a habilidade de planejar e executar movimentos precisos.
Escrita: palavras e frases completas: como a escrita de cartas, diários, histórias, entre outras, para ajudar a desenvolver a habilidade de integrar informações visuais e motoras e produzir uma escrita clara e legível.
Nível expressivo: O quarto nível da grafomotricidade, o expressivo, refere-se à capacidade da criança de aplicar as habilidades sensoriais, perceptivas e integrativas de forma criativa e original na produção de escrita. Este nível envolve não apenas a reprodução mecânica de letras e palavras, mas sim a expressão pessoal através da escrita. Aqui, a criança começa a desenvolver seu próprio estilo de escrita, utilizando as técnicas aprendidas nos níveis anteriores de forma única. Isso pode incluir o uso de diferentes estilos de caligrafia, a incorporação de desenhos ou ilustrações na escrita, ou até mesmo a experimentação com diferentes formas de narrativa e expressão escrita. O nível expressivo da grafomotricidade incentiva a criatividade e a autoexpressão da criança, permitindo que ela desenvolva uma relação mais profunda e pessoal com a escrita.
Atividades :
Escrita Criativa: Encoraje a criança a criar
suas próprias histórias, poemas ou cartas. Permita que ela escolha os temas e
personagens, incentivando a expressão de suas ideias e emoções através da
escrita.
Ilustração de Histórias: Peça à criança para
ilustrar suas próprias histórias escritas. Isso pode incluir desenhos dos
personagens, cenários e eventos da história. Incentive a criança a ser criativa
e usar cores e detalhes para complementar sua narrativa.
Diário de Sentimentos: Sugira que a criança
mantenha um diário onde possa registrar seus pensamentos, sentimentos e
experiências diárias. Isso não só promove a prática da escrita, mas também
ajuda a criança a desenvolver habilidades de autoexpressão e autoconsciência.
Experimentação com Estilos de Caligrafia:
Forneça à criança diferentes tipos de instrumentos de escrita (canetas de ponta
fina, marcadores, lápis de cor, etc.) e encoraje-a a experimentar diferentes
estilos de caligrafia. Isso pode incluir letras cursivas, letras maiúsculas
decorativas ou até mesmo caligrafia artística.
Criação de Cartões ou Cartas Artesanais:
Incentive a criança a criar seus próprios cartões ou cartas para amigos e
familiares. Ela pode decorá-los com desenhos, colagens ou caligrafia especial,
tornando cada mensagem única e pessoal.
Exploração de Gêneros Literários Diversos:
Introduza a criança a diferentes gêneros literários, como ficção, não ficção,
poesia, contos de fadas, entre outros. Peça-lhes para experimentar escrever em
diferentes estilos e gêneros, encorajando a criatividade e a diversidade na
expressão escrita.
Teatro de Bonecos ou Fantoches: Ajude a criança
a criar e encenar suas próprias peças teatrais utilizando bonecos ou fantoches.
Ela pode escrever os roteiros e diálogos, além de criar cenários e adereços,
promovendo a expressão criativa através da escrita e da dramatização.
Essas atividades ajudarão a criança a
desenvolver sua expressão pessoal e criativa através da escrita, explorando
diferentes formas de comunicação e desenvolvendo sua própria voz literária.
A grafomotricidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da escrita das crianças. Ao compreender os diferentes níveis envolvidos, como o sensorial, perceptivo e integrativo, podemos oferecer atividades adequadas que estimulam essas habilidades de forma gradual. Respeitar o tempo de aprendizagem de cada criança é essencial para um desenvolvimento saudável.
Através da experimentação de diferentes texturas, do uso de diversos instrumentos de escrita, da prática em diferentes posições e da manipulação de materiais, as crianças podem desenvolver a sensação tátil e a coordenação motora fina necessárias para a escrita. Além disso, atividades que estimulam a percepção de formas, cores, padrões e a capacidade de distinguir semelhanças e diferenças ajudam no reconhecimento e produção de letras, palavras e frases com precisão.
Para aprimorar ainda mais as habilidades integrativas, é importante promover atividades que envolvam a coordenação motora fina, como desenhar, traçar, colorir ou pintar. Além disso, incentivar a escrita de palavras e frases completas, como escrever cartas, diários ou histórias, ajuda as crianças a integrar informações visuais e motoras, resultando em uma escrita clara e legível.
Ao compreender a importância da grafomotricidade e implementar atividades adequadas em cada estágio de desenvolvimento, estamos proporcionando às crianças uma base sólida para o domínio da escrita. Veja mais no artigo : Os Desafios da Escrita: A importância da grafomotricidade na alfabetização.
Notas finais : Soler Ortiz, A. E. (2016). La conciencia corporal y su influencia en el proceso grafomotor y los problemas en la escritura.
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Comente abaixo suas experiências e técnicas favoritas para ajudar as crianças a aprimorarem suas habilidades de escrita!
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